5 dicas sobre manutenção do seu sistema

1° Cuidado com Sombreamento

Um dos maiores vilões do sistema fotovoltaico são agentes da natureza como folhas e aves que fazem sombra sob seu sistema, por isso mantenha os painéis solares fora da sombra, uma vez que a produção de energia se torna ineficaz quando são impedidos de absorver qualquer luz solar.

2° Monitore o seu inversor

Monitore periodicamente seu sistema, qualquer anormalidade deve ser relatada, fique atento aos painéis solares e verifique se os inversores estão piscando luzes verdes . Se eles não estão piscando, você está perdendo dinheiro por não compensar o seu uso de eletricidade.

3° Atenção com dias nublados

Seu sistema reduz bastante a produção de energia em dias nublados, por isso é importante anotar a quantidade de energia produzida em um tempo consistente todos os dias e fazer nota especial de datas onde está muito nublado. Alguns dos resultados serão inconsistentes. (O seu fabricante poderá fornecer-lhe o melhor sistema de monitoração para seus painéis solares).

4° Instale um sistema de monitoramento

Os sistemas de monitoramento ajudam você a ver o quanto você está beneficiando o meio ambiente e quanto CO 2 você está emitindo na atmosfera. Eles também podem ajudá-lo a saber o quanto você produz de energia em tempo real.

5° Limpeza em sistemas grandes

Se você não tem tempo para à limpeza de painéis solares, você pode instalar produtos de limpeza automatizados que funcionam como sistemas de aspersão ou mesmo cronogramas com empresas de limpeza de painéis solares apenas em sistemas grandes pois felizmente os painéis solares não têm partes móveis que podem ser afetadas pela ferrugem ou quebram, a manutenção da energia solar pode não ser necessária.