Dúvidas Frequentes

Sistema ON Grid é um sistema de produção de energia conectado a rede da concessionária de energia tendo como objetivo a redução da conta de luz e OFF Grid é um sistema de produção independente da rede de distribuição da concessionária

Sim, no caso de um surto de energia ou uma interrupção no fornecimento de energia por uma questão de segurança o sistema fotovoltaico para de produzir energia caso ele seja um sistema On Grid pois há a possibilidade de um funcionário está fazendo uma Manutenção na rede e ter o risco de sofrer um acidente.

Sim, Problemas como sombreamento ou apenas uma placa danificada dependendo do seu tipo de inversor podem causar perdas significativas na sua produção de energia.

Sim, uma recente resolução da ANEEL já possibilita a instalação em condomínios e apartamentos desde que possuam áreas disponíveis para instalação .

Na maioria das vezes Não, mas em alguns casos apesar das placas solares serem leves, existe a necessidade de um reforço na estrutura do telhado.

Homologação é o nome dado ao processo de regularização de sistemas de micro e mini geração, junto à distribuidora local.

Não, o cliente não tem nenhum custo com relação a homologação do sistema junto a distribuidora.

Não, pois ainda terá que pagar Taxa de disponibilidade da rede e taxa de iluminação pública .

A sua produção de energia excedente Se torna créditos junto a distribuidora local que podem ser utilizados em até 60 meses na sua conta em períodos de menor produção.

Para um orçamento só é preciso de uma conta de luz do imóvel depois é feito um estudo de viabilidade para levantar dados como possíveis sombreamento, Tipo de telhado que será instalado, posicionamento das placas etc.

Primeiro se instala o suporte na estrutura do telhado por onde será fixado o trilho, depois fixa-se o trilho no suporte aonde por cima serão colocadas as placas, após isso liga-se em série os cabos de  todas as placas, após concluído esta etapa no telhado desce os cabos até String box e liga-os nela após a conexão feita na String Box, conecta-os no Inversor aonde está energia passará de Corrente Contínua-CA para Corrente Alternada-CA. A instalação leva de 3 a 5 dias sem sujeira e sem a necessidade de os moradores saírem do imóvel todos os nossos funcionários possuem experiência e treinamento para trabalhar em altura e com eletricidade.

Atualmente varia entre 5 e 6 anos e meio, mas com o constante aumento da tarifa de energia e épocas de estiagem que com pouca água nos reservatórios das hidrelétricas, as distribuidoras precisam recorrer às usinas térmicas, que produzem energia mais cara, fazem com que este tempo diminua.

Não, ela é mais barata que a energia da concessionária que você paga atualmente e cada vez ficará mais barata, só exige um investimento inicial.

Sim, em média de 8% a 12% os imóveis valorizam.

Sim, os impostos na  importação dos materiais do sistema são reduzidos, o que ajuda a diminuir o custo. Além disso, uma crescente quantidade de cidades oferecem incentivos fiscais para micro e mini geradores fotovoltaicos (denominação técnica para quem tem um sistema de energia solar em casa), como descontos no ITBI, ISS e até 20% de desconto no IPTU. Os estados que isentam o ICMS dos autogeradores já chegam a 14 e este número não para de crescer. Além disso, Governo Federal aprovou a isenção total de PIS e COFINS da geração distribuída.

Sim, pois a energia solar é limpa, renovável, silenciosa e disponível a todos ao contrário das termoelétricas que utilizam a queima de combustíveis para a produção de energia, ou hidroelétricas que exigem o desmatamento, alagamento de grandes regiões e eventualmente altera o curso de rios. Um dado importante por exemplo é que as chaminés das termoelétricas já rivalizam com a fumaça das queimadas como nossa maior contribuição para o aquecimento global. Em 1995, as queimadas respondiam por 77% de nossas emissões. Caíram para 32% em 2012. No mesmo período, a fumaça das usinas foi de 8% a 30% das emissões brasileiras.

Sim, a energia solar é um bem inesgotável. Se considerarmos ainda a vida útil esperada do sistema de no mínimo 25 anos e a baixa necessidade de manutenção ao longo do tempo, um sistema de energia solar é uma solução para essas e as futuras gerações.

Sem sol, seu sistema de geração de energia solar produz menos energia e pode ser que nesse período você consuma os créditos que foram gerados em dias de sol. Mas no médio e longo prazo, essa época chuvosa já estava prevista nas estimativas de geração do seu sistema, já que utilizamos bases estatísticas históricas de irradiação solar.

Não, não existe custo com manutenção na maioria das vezes a própria água da chuva limpa sujeiras das placas.

Porque somos uma empresa que visa a qualidade no nosso serviço, possuímos uma equipe de trabalho experiente e qualificada para trabalhar com altura e eletricidade.