Os 7 Passos da instalação

1º Passo – Montando o andaime

O primeiro passo no processo de instalação é montar os andaimes. Isso garantirá segurança para a equipe de instalação quando estiverem no telhado

2º Passo – Fixar os ganchos de telhado

Após a instalação do andaime, o time de instalação chega. A equipe começa instalando os ganchos do telhado, que manterão a base para os painéis solares. Os tipos de ganchos utilizados dependem do tipo de telha instalada no telhado ou se é na laje.

3ª etapa – anexação do trilho

O próximo passo é a anexação do trilho que é constituído por barras de alumínio. As barras devem ser montadas em uma direção direta e paralelas entre si. A cada três fileiras de telha colonial por exemplo deve se ter um trilho.

4º Passo – Instalando os Painéis

Uma vez que o trilho foi anexado, a instalação dos próprios painéis solares pode começar. Os painéis são apertados na estrutura de alumínio, mas inicialmente não muito apertado, de modo a permitir o ajuste na armação. Uma vez que eles estão configurados na posição desejada, estes serão firmemente ancorados.

5º Passo – Fiação dos Painéis Solares

Agora que os painéis são fixados de forma segura no quadro, o próximo passo é conectá-los. Na maioria dos casos, os painéis são conectados pelo fabricante, no entanto, estes precisam ser conectados ao inversor, que normalmente seria perto do quadro geral da casa. O inversor é um componente do sistema de painel que converte a energia absorvida dos painéis em eletricidade CA, que pode ser usada pelos eletrodomésticos.

6º Passo – Conexões finais à Unidade do Consumidor

Depois que os painéis estiverem conectados ao inversor, as conexões finais com a unidade de consumo serão feitas. Um medidor de geração também será conectado, cujo objetivo é monitorar a quantidade de eletricidade que os painéis solares realmente produzem. Durante o tempo da instalação da fiação, o fornecimento de eletricidade ao domicílio precisará ser desligado.

7º Passo – Testando os painéis solares

Depois que a fiação é configurada no inversor, juntamente com o medidor de geração, a instalação está quase terminada. Agora, o que resta é ligar e testar o sistema. Uma vez que isso esteja completo, a instalação está oficialmente terminada e o sistema pode começar a funcionar.